12 outubro 2014

O Misterioso Lar Cavendish, Claire Legrand

Sinopse: Victoria é sempre impecável. Seus cabelos e unhas brilham, seu quarto não tem nada fora do lugar, sua rotina é precisa. Se há algo que ela pode considerar como um defeito em sua vida é Lawrence, que parece seu oposto: é preguiçoso, desorganizado, anda com a roupa desgrenhada e vive sonhando no mundo da música. Ela nem entende como eles vieram a se tornar amigos. Mas, exceto por isso, sua vida é perfeita na cidade de Belleville.
Até que Lawrence desaparece. Ela começa a investigar, e percebe que ele não é o único a sumir na pequena cidade. Por trás de suas ruas tranquilas, há segredos sombrios e assustadores, e as pistas que Victoria encontra parecem apontar para um lugar em especial: o Lar Cavendish. As pessoas entram lá mas saem diferentes. Ou então não saem.
Ignorada pelos adultos, ela se vê como a única capaz de tentar resolver o mistério e trazer seu amigo de volta. Mas, para isso, terá de abrir mão de sua vida perfeita.
Editora: Gutenbarg
Páginas: 264
Tipo: Livro
Este livro foi adicionado a #MaratonaLiteráriaDoMêsDoHorror2014


 Victória Wright é uma garota muito dedicada aos seus estudos e muito exigente consigo mesma, tira apenas notas A, obedece inquestionável aos mais velhos e gosta de manter suas coisas muito bem arrumadas e discretas até os seus cabelos são de um perfeito e comportado cachos dourados perfeitos. Aos 12 anos, Victória só tem um amigo, Lawrence, este que diferente dos demais não se preocupa muito com sua aparência e dedica-se unicamente a prática em seu piano. Victória tem como objetivo mudar Lawrence e torna-lo tão perfeito quanto ela e por este motivo, a amizade dos dois se inicia.

 Ambos moram numa pequena cidade chamada Belleville, assustadoramente pacata e motivadora - até as placas que dão nomes as ruas são de palavras encorajadoras como FELICIDADE; VITORIA; OBEDIÊNCIA, etc - e seus populares são distintamente honestos, belos e corretos donos de sorrisos exuberantes e muito brancos. Em meio a todo esse cenário estranhamente perfeito existe algo que não se encaixa: O Lar da Srª Cavendish para Meninos e Meninas.

 Victória nunca viu uma criança sequer neste sinistro local, nunca viu nada além de um velho senhor de sorriso estranho próximo ao portão, o que ela ainda não sabe é que vai conhecer este lugar de uma forma que ela não gostaria.


 Coisas estranhas começam a acontecer pela cidade e parece que só Victória percebeu o que inclui o desaparecimento de Lawrence e outras crianças. Movida pela curiosidade e dever para com seu amigo, ela irá entrar num mistério de realidades ténues onde o inimaginável saboreia-se da sanidade de todos. Victória irá descobrir a espinha repugnante na perfeita face de Belleville.

 O espirito infantil da história não diminui o terror apavorante do cenário criado pela autora. Habitar em Belleville por apenas algumas horas foi uma das melhores experiências que já tive. Uma cativante história de amizade, uma sociedade de princípios insolúveis e completamente manipulada, um orfanato intocado pelo tempo e uma figura fraternal e maligna.

 O Lar Cavendish é um cenário vivo e insolúvel, palco dos mais assustadoras metamorfose homana, de altos "padrões" e segredos inconcebíveis. Fiquei completamente fascinada com o poder da autora de tocar em nossas memórias infantis nos permitindo viver cada momento dentro dos personagens e realmente nos assombrar. 

 A leitura me fez lembrar muito a conhecida história de Coraline já que monta personagens semelhantes, um ambiente fraternal assustadoramente adorável e assim como tal, mostra a deficiência nas relações familiares e sociais.  As poucas ilustrações são de dar arrepios e nos força a imaginar mais detalhadamente a cada parágrafo.

 Um conto fascinante de verdades inquestionáveis. O que é perfeito? O quanto estamos dispostos a moldar nos outros a nossa perfeição?

 Li e recomendo.



Beijos, Milla Almeida.


8 comentários:

  1. Estou com esse livro em casa, Milla e será uma das minhas próximas leituras. O fato de você ter gostado do livro me deixa mais tranquilo quanto a ele, pois acho que vou gostar também. Nossos gostos são um pouco parecidos.
    E eu adorei essas ilustrações. Lindas. <3

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!! Que bom.
      Acredito que eu tenha gostado muito mais porque adoro esse mistério do "terror infantil". Se você já assistiu e curtiu Coraline vai amar.

      Beijos.

      Excluir
  2. Uauuu a diagramação do livro é linda e me chamou muito a atenção, dica mais do que anotada!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Eu fiquei apaixonada.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Milla tudo bem??

    Que livro lindo mesmo! As ilustrações, tudo, inclusive a capa =)
    A história parece ser bem legal também, um infanto juvenil com terror, parece macabro e me lembra alguns livros que li quando era mais jovem! Acredito que vou gostar desse livro!
    Adorei a resenha!!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. E tô lendo ele, sou meio medrosa kk agora imagina eu lendo kk'

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol!!!!

      Mais você vai gostar apesar de alguns pequenos arrepios.
      Beijos.

      Excluir