11 março 2016

[Resenha] Por que Indiana,João?







Ano: 2014
Páginas: 208
Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas.
Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet.
João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.
“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.
 Resenha


" Valentões também caem"


João é um garoto que mora com a mãe, já que seus pais são divorciados, mas aos fins de semana ele fica com o pai,tem poucos amigos e sofre bullying na escola , até que um dia em que um garoto que implicava resolve começar uma briga com João e ele consegue se defender, o meu amigo de João filma tudo e coloca na internet, a partir dele ele vira uma espécie de celebridade e um porta-voz das pessoas que sofriam bullying.
Depois que isso acontece ele se ver sendo o centro das atenções na escola,as pessoas que não falavam com ele, passaram a não só falar como também andar, alguns que eram grossos passaram a ser gentis, por causa da repercussão do vídeo ele acaba tendo que dar entrevistas aos meios de comunicação, por conta disso ele conhece Julie e Vitor, esse garoto já sofreu tanto bullying, que ele tem uma fixação por vingança, e é a partir daí que as coisas realmente começam a mudar na vida de João.
Assim como todo livro que trata esse tema polêmico, que é muito sério e ainda pouco discutido na sociedade, esse livro levanta algumas questões, por exemplo, já percebi em alguns livros e em situações do dia-a-dia, enquanto a vítima sofre geralmente ninguém faz nada, mesmo se a vítima pedir ajuda ninguém faz nada pra tentar resolver ou pelo menos amenizar isso, mas quando a vítima reage, as pessoas começam a agir como se a vítima fosse o agressor, não seria bem fácil tentar resolver isso no começo e não deixa pra quando tudo isso tomasse proporções maior ainda? Seria, mas infelizmente isso não acontece.
Esse livro já fazia um tempo que queria ler, li e não me arrependi,foi uma boa leitura, o autor apesar desse ser um tema polêmico e que as pessoas teimam em fingir que não existe,ele sobe escrever muito bem sobre o assunto,fez alusão a fatos reais.A diagramação está muito boa, não encontrei erros de português, a capa particularmente achei bem bonita.Recomendo para todo mundo que gosta de livros com temas polêmicos e esse livro ainda por cima é nacional, não existe muitos livros nacionais sobre o tema.

10 comentários:

  1. Bullying é um assunto bem polêmico mesmo, e estava procurando um livro sobre a temática e agora que achei, irei ler. E a capa é linda demais mesmo.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei bastante da temática polêmica do livro. Tem muito "João" por aí precisando de ajuda e não sendo ouvidos. Esse é um assunto que precisa ser abordado mas também aplicadas as possíveis soluções.
    Me interessei pelo livro e leria com certeza!

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já tinha visto essa capa anteriormente mas não tinha procurado sobre o que falava. Fiquei bastante curiosa para saber o acontece no fim da história, se ele resolve se vingar ou não. Espero ler em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    confesso que não conhecia a obra, assim como não conhecia o autor e a editora, mas adorei a capa, goste bastante da sua resenha e fiquei curioso para saber o que acontece ao final da história. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Olívia, gostei do que disse sobre a vítima reagir e todos passarem a vê-la como agressora, é bem isso mesmo que acontece!
    Eu vi umas críticas bem divididas sobre esse livro, que até me desanimaram a leitura, mas sua resenha me fez ver com outros olhos. Obrigada pela dica.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  6. Oii! Já faz um tempo que ouço falar desse livro e realmente acho um assunto muito importante de ser discutido. É incrível poder falar sobre isso na literatura e dialogar com adolescentes. Ainda não li, mas tenho vontade, pois parece uma obra bacana e bem desenvolvida, além de que a capa é mesmo linda! Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Realmente esse é um tema polêmico e que faz suscitar muitas opiniões e emoções,mas concordo com você,muitas vezes a vítima acaba sendo vista como agressora assim que tenta revidar e isso faz tão mal oa seu psicológico quanto a agressão propriamente dita.

    Livro bem legal e parece que leva o leitor a refletir sobre como estamos lidando com esse assunto.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  8. É um tema que muitas pessoas deveriam ler para ter a noção de de como essas atitudes são marcantes e deplorável, o livro tem um bom enredo fiquei interessada em ler. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Eu já ouvi falar muito bem deste livro, mas ainda não li. Eu gosto de livros com este tema, pois me faz refletir sobre o mundo de hoje. Vou tentar ler ainda este ano.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Já li esse livro e gostei muito do tema retratado. Realmente é comum a vítima ser vista como exagerada quando ela toma uma atitude contra o bullying. O João cometeu erros, mas ele estava tentando fugir daquele tipo de atitude e só faltou um pouco mais de maturidade.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir